Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.
Contact us now +1128 5255 8454
support@elated-themes.com

Instagram Feed

Title Image

Blog

O QUE FAZER NO PÓS-VENDA?

Alguma vez você já se perguntou sobre o que você poderia fazer depois de realizar uma venda? Nós devemos entender que quando nós conquistamos um cliente, e não fazemos nada depois disso, estamos deixando dinheiro na mesa!
E não basta termos a consciência que devemos fazer isso, mas devemos fazer isso da forma correta!Pensando nisso, vamos deixar para você 7 estratégias para você aplicar no seu pós-venda! OBS: Algumas dessas estratégias não são aplicáveis para todos os negócios!

ESTRATÉGIA 1: Relacionamento

Depois de ganhar um novo cliente, não é indicado simplesmente fazer o seu trabalho, simplesmente entregar o produto, mas devemos manter um relacionamento com ele!

Para se relacionar com o cliente, você pode entregar conteúdos que solucionam problemas que seu cliente possui em relação ao seu nicho, perguntas sobre como o negócio dele está indo, o que ele está achando do seu produto, qualquer coisa que gere um relacionamento com o cliente!

ESTRATÉGIA 2: Overdeliver

Quando fizer uma venda, sempre pense o seguinte: “o que eu posso entregar a mais do que o cliente espera?”. Nunca entregue apenas o que a pessoa espera receber, adquira o hábito de sempre entregar mais do que você prometeu, sempre busque surpreender o seu cliente!
E isso não significa que você irá gastar mais, pode ser algo simples, como colocar no seu produto uma cartinha escrita à mão, ou se você tem uma lanchonete por exemplo, mandar um refrigerante de brinde, etc.
Lembre-se de que isso deve surpreender o cliente, então dependendo do seu overdeliver, não avise, deixe ele se surpreender!
Isso vai gerar os seguintes efeitos:
– Um sentimento de reciprocidade e gratidao
– Um cliente ainda mais feliz e satisfeito
– Ele irá comprar ainda mais de você
– E ele irá te indicar para as outras pessoas, que por sua vez, em razão do overdeliver, também irão te indicar para ainda mais pessoas!

ESTRATÉGIA 3: Tenha uma esteira de produtos

Geralmente as pessoas, em relação ao seu mercado, não possuem apenas um problema, então não faz sentido ter apenas um produto. Sendo assim, pare agora e pense que outros problemas, que outras dores, os seus clientes têm! O que mais eles precisam?
Faça uma lista desses problemas e, em seguida, defina um produto que solucione cada um dos tópicos.

Pense também no seguinte: nossos produtos solucionam problemas, mas também levam os clientes a outros problemas, então identifique qual problema o seu cliente tem que o seu próprio produto gerou e, crie um outro produto que solucione esse problema, e prossiga dessa forma…

Exemplo: Um nutricionista em uma consulta, fornece um cardápio específico para o cliente se alimentar da forma correta para alcançar o seu objetivo. Porém o cliente começa a ter dificuldades para seguir esse cardápio, não consegue manter uma constância nessa dieta, etc.
Nesse cenário, uma boa ideia de produto, seria o nutricionista ensinar o cliente a como se manter firme na dieta, como manter a constância, como deixar de comer porcarias…

Depois de aplicar isso, você terá alguns produtos disponíveis, com isso, faça uma esteira com esses produtos, oferecendo eles para seu cliente durante a jornada dele com o seu negócio

OBS: Aproveite para usar estratégias de upsell, cross sell, downsell, etc.

ESTRATÉGIA 4: Velocidade de entrega

Defina um prazo de entrega do seu produto para o seu cliente, tenha um prazo curto e, entregue sempre no prazo, se possível, entregue antes mesmo disso!

Apenas isso, já fará você se diferenciar da concorrência. Não existe nada mais prazeroso do que receber um produto em um curto prazo de tempo!

ESTRATÉGIA 5: Faça uma lista “vip” dos seus clientes

Crie um grupo exclusivo para os seus clientes, e nesse grupo você pode fazer ofertas especiais. Exemplo: se tem uma pizzaria, disponibilizar os novos sabores antes de entrarem de fato para o cardápio. Ou oferecer algum desconto, etc.
Isso faz com que você aumente suas vendas e fidelize cada vez mais os seus clientes!

Além disso, você pode mostrar nas redes sociais que possui esse grupo vip, falando dos benefícios dele, e com isso, cada vez mais pessoas vão querer se tornar clientes, e além disso, quanto mais pessoas nesse grupo, mais pessoas vão querer entrar, que consequentemente irá te gerar mais vendas!

ESTRATÉGIA 6: Tenha um ótimo suporte

Tenha um suporte que resolva as questões dos clientes de maneira rápida e eficaz! Acredite, isso faz a total diferença! Se necessário, pegue as perguntas mais frequentes e faça um FAQ, para as pessoas não precisarem solicitar alguem para ajudá-las, e também irão resolver o problema mais depressa.
Esse FAQ pode estar em seu site, em um “destaque” do Instagram, etc.

ESTRATÉGIA 7: Colecione feedbacks

Imagine que você está andando na rua e vê duas pizzarias, uma do lado da outra, você não conhece nenhuma delas, mas percebe que uma está lotada e outra está vazia, qual você acharia que é a melhor? Com esse exemplo, tiramos a conclusão de que no nosso negócio precisamos ter pessoas comprando, pessoas elogiando, etc.
Isso gera autoridade para a sua marca e provoca o chamado “efeito manada”, as pessoas querem ir aonde as outras pessoas estão indo!
E não basta ter bastante pessoas consumindo o seu produto, você deve mostrar isso também! Então sempre que fizer vendas, colecione feedbacks e, se necessário, não há problema em perguntar para os clientes o que eles estão achando do produto! Pegue esses feedbacks e monte um “destaques” no Instagram e coloque todos lá!
Fazendo isso, sempre que alguma pessoa entrar no seu perfil, ela verá quantas pessoas estão falando bem do seu negócio, e já te enxergará como autoridade.

Essas foram algumas estratégias que podem mudar o nível do seu negócio, lembre-se de não apenas estudar, mas também aplicar essas estratégias! Para não se perder, sugerimos que liste essas estratégias formatadas para o seu negócio, e aplique uma de cada vez, dessa forma você conseguira aplicar tudo mantendo a qualidade!!

No Comments
Post a comment